
Perfil da artista
Portfólio de Manuella Alves
Presente em sua vida desde o Ensino Fundamental, quando Manuella escrevia pequenos textos para serem apresentados em sala de aula com seus coleguinhas, o teatro ganhou vida ao ingressar na Instituição de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (Campus Muriaé) no curso de Eletrotécnica durante três anos.
Na instituição, aproveitou todas as chances de trabalhar com o teatro pelos eventos e projetos de extensão ofertados. Em 2018, no seu primeiro ano, apresentou no Festival de Talentos sua peça autoral "A Morte Estagiária".
​
No primeiro semestre de 2019, dirigiu e adaptou a peça "O Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente, para uma apresentação especial aberta aos servidores e alunos da instituição, sendo coordenada pelo professor e diretor de extensão Natalino Silva.
​
No segundo semestre de 2019, foi aprovada como bolsista para ministrar atividades teatrais ao público no projeto "Grupo de Teatro Sufoco", finalizando com a apresentação de "Terapia de Monstros", peça de Gabriel Tonin, novamente durante o Festival de Talentos. No mesmo semestre, foi apresentada individualmente uma sessão especial de "A Morte Estagiária".
​
Em 2020, com a pandemia mundial do Corona VÃrus, as aulas e quaisquer eventos presenciais foram proibidos, mantendo atividades de forma online. Em novembro, Manuella foi aprovada como bolsista no projeto "Grupo de Teatro Sufoco: Atividades de Leitura Dramatizada", divulgando conteúdo relacionado ao teatro no Instagram (@sufoco_leituradramatizada) com o apoio gráfico de Camila Seabra e com o apoio do professor Elielson Rodrigues, que ministrava as aulas. O projeto foi encerrado em fevereiro com apresentações de leitura dramatizada realizadas pelos participantes.